Transporte

Projeto de lei prevê existência de avisos sonoros nos ônibus de Vitória

 

Os transportes coletivos de Vitória poderão contar com dispositivos sonoros indicando o número da linha e a rota a ser seguida. Esta é a proposta do vereador Eliézer Tavares, autor do projeto de lei que está em discussão na Câmara de Vitória.

 

Segundo o texto, que torna obrigatória a existência do dispositivo, o sinal sonoro deverá ser acionado no momento da parada dos ônibus nos pontos a eles destinados.

 

“Esse projeto tem como principal objetivo melhorar o acesso do deficiente visual ao transporte público e, consequentemente, facilitar seu deslocamento pela cidade. Dados do último Censo, realizado pelo IBGE em 2010, revelam que 3,5% dos brasileiros possuem grande dificuldade ou nenhuma capacidade de enxergar. Por isso a importância de se pensar numa cidade cada vez mais preparada para essa parcela da população”, explicou Eliézer Tavares.

 

O vereador destacou ainda que a população de forma geral será beneficiada com a implantação dos avisos sonoros. Em Curitiba, no Paraná, esse sistema já é adotado e, recentemente, Niterói, no Rio de Janeiro, passou a contar com ônibus que possuem dispositivos semelhantes. Outras cidades brasileiras estão em fase de implantação dos avisos sonoros, visando garantir a acessibilidade dos cidadãos.

 

O projeto do vereador Eliézer Tavares passará por análise das comissões da Câmara de Vitória. Posteriormente, será votado em Plenário e, se aprovado, será encaminhado ao Poder Executivo para sanção ou veto do prefeito da Capital.

 

(1) comentários >>

COMENTAR

 

 

 

 

 

Eliézer Tavares 2009 - Todos os direitos reservados.