Por que pagamos tão caro por um automóvel?

Você já se perguntou por que um automóvel no Brasil custa mais caro do que em outros países? A alta carga tributária seria talvez a primeira resposta que viria à mente da maioria das pessoas. Afinal, os impostos são os principais vilões no que diz respeito ao preço de inúmeros produtos. Além disso, essa é a principal explicação dos fabricantes, juntamente com o custo do capital e gastos com funcionários.

 

No entanto, segundo o jornalista Joel Leite, da agência de notícias AutoInforme, o chamado Lucro Brasil é o grande responsável pelo custo tão elevado dos carros no país. Para ele, as montadoras têm uma margem de lucro muito maior aqui do que em outros países.

 

O jornalista cita uma pesquisa feita pelo banco de investimentos Morgan Stanley, da Inglaterra, que mostra que, em geral, essa margem de lucro chega a ser três vezes maior no Brasil.

 

Isso sem falar no valor de mercado, pois a percepção do cliente acerca do veículo às vezes vale mais do que o real custo do produto. Não podemos deixar de falar ainda em uma prática comum das montadoras de lançar determinado modelo de carro a um preço acima do que se pretende, para depois ir reduzindo esse valor.

 

Outro fator que é citado como importante para o barateamento dos veículos no Brasil é a necessidade de aumento na produção para, então, reduzir o custo do produto. Contudo, em 2010 o país atingiu o posto de quinto maior produtor de veículos do mundo e quarto maior mercado consumidor, produzindo 3,638 milhões de unidades.

 

Ou seja, enquanto a produção de veículos aumenta e o governo lança ações e iniciativas como a redução do IPI e outras políticas de incentivo, o consumidor continua obrigado a comprar automóveis com valores elevados.

 

Vamos fazer nossa parte em forma de protesto. Como opção podemos retardar ao máximo o período de troca dos veículos. Seria uma maneira de tentar forçar as montadoras a oferecerem preços mais justos e acessíveis. Outra alternativa é a prática do transporte solidário, oferecendo carona às pessoas que moram próximas.

 

Não podemos nos esquecer também das bicicletas, que além de economizarem gasolina e manutenção do automóvel, trazem importantes benefícios para a saúde, além de serem um tipo de transporte que não polui o meio ambiente.

 

Vereador Eliézer Tavares (PT)

 

 

 

 

Eliézer Tavares 2009 - Todos os direitos reservados.